Dogmas da inclusão digital

Texto de André Lemos.

Segundo André Lemos a inclusão digital tem sido tema de vários debates sobre as
novas tecnologias da
cibercultura. O mesmo deixa bem claro que a Inclusão pressupõe exclusão e sua consequente superação.No Brasil esse debate é ainda muito mais forte,por ter uma sociedade ainda excluída de diversos serviços e direitos básico.Quando há discurso contra exclusão tecnológica,ocorrem também uma falta de informação,pois os mesmo que debatem sobre o tema não dá importância para explicar 0 que significa todos esses debates, assim o o povo passaria a compreender melhor sobre esse programas de inclusão digital.
Lemos levanta três questões sobre o tema inclusão digital:

1) por que incluir

Lemos fala que não pasta apenas incluir uma sociedade na era digital ,mas tem que haver um questionamento de como seria feita essa inclusão

2) o que significa incluir?

Para o autor incluir significa oferecer condições matérias de acesso às NTIC (novas tecnologia de informação e comunicação),adaptar procedimentos às técnicas correntes.

3) para que telecentro?

Na visão de lemos ele não concorda com os telecentro, pois ele acredita que é apenas um laboratório de informática que não tem valor algum para a sociedade sem uma orientação de como isso pode servir no cotidiano das pessoas.

André Lemos ainda questiona sobre os Dogmas da Inclusão,deixando bem claro que incluir não é apenas dar acesso a computadores proprietários com softwares primitivos,treinar para exercer a sua mecanização no word e Excel ou até mesmo acessar o portal da empresa como se fosse uma mercadoria.
Sendo assim Lemos não acredita que a sociedade civil deva ser incluída

O autor fala o que entende por inclusão" entendo inclusão como habilidade cognitiva paras dominar,mudar ,desconstruir discursos e alterar as rotas dos produtos (...).

Para André inclusão sem qualificação é totalmente errado,pois se para muitos incluir é simplesmente adaptar ,estamos então no mau caminho. o caminho da BURRICE.


INCLUSÃO SEM QUALIFICAÇÃO È UM GRANDE PALAVRÃO.
(André Lemos)

0 comentários:

Postar um comentário

 
© Template Scrap Suave|desenho Templates e Acessórios| papeis Bel Vidotti