FORMAÇÃO DE PROFESSOR De Anísio Teixeira à Cibercultura: Desafios para a Formação de Professores Ontem, Hoje e Amanhã

Escrito por Marcos Silva.

A principal preocupação de Anísio foi com a formação do professor em seu tempo e do seu futuro, pois se preocupava com as mudanças da sociedade e dos novos meios de comunicação que estavam surgindo.Anísio já deixava bem claro quando falava de como deveria ser a educação:

"a educação para todos não pode ficar alheia à revolução das ciências e dos meios de comunicação de massa; a formação dos mestres de amanhã precisaria romper com a pregnância do tradicional, engajando-se no enfrentamento dos descaminhos da cultura tecnológica e consumista e na apropriação do pensamento científico e dos meios de comunicação, de modo a dominá-los e a servir-se deles, assegurando a todos a educação capaz de enriquecer a vida no planeta ".Para ele era fundamental formar professores capazes de lidar com a complexidade e a amplitude do seu tempo de modo a conduzi-lo e submetê-lo a uma nova geração,pois os professores não estavam sendo preparados para lidar com os avanços da tecnologia.
Anísio Teixeira tinha seu ideais que eram:
-Investimentos direto na formação de professores.
-Uma educação não alheia à revolução das ciências e dos meios de comunicação em massa.
-Queria o rompimento com o tradicional.
-Apropria mento do pensamento científico e dos meios de comunicação
-Uma educação capaz de enriquecer a vida de todos
Com isso ele lutava para que os professores fossem capaz de litar com a complexidade e a amplitude de seu tempo.
Infelizmente mesmo a tecnologia tento avançado de maneira absurda pouco se vem fazendo para melhora a educação. O resultado disso estar na sala de aula, hoje cada vez mais os alunos fica desinteressados com as mesmas e velhas forma de ensino que era é são baseado na memorização e reprodução com se os alunos fossem robôs.

As escolas não estão acompanhado o avanço dos alunos que hoje estão cada vez mais integrados ao mundo digital, onde já são conhecidos com "geração digital". Assim cada vez mais imersos na cibercultura, os alunos estarão exigindo uma nova forma de aprendizagem onde eles possam ampliar seu conhecimento.

0 comentários:

Postar um comentário

 
© Template Scrap Suave|desenho Templates e Acessórios| papeis Bel Vidotti